FLAB 2019

Palestrantes Nacionais Confirmados

MÉDICA, 1993- UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
TITULO DE ESPECIALISTA EM ENDOCRINOLOGIA, 1997 - INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA MEDICA DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL DE SÃO PAULO (IAMSPE)
MESTRADO E DOUTORADO EM MEDICINA, 2002 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP), DEPARTAMENTO DE ENDOCRINOLOGIA
MEMBRO BIORED BRASIL
MEMBRO DO COMITÊ CIENTÍFICO E COORDENADORA DE COMUNICAÇÃO DA ALEMDII
COLUNISTA DOS BLOGS ARTRITE REUMATOIDE E BLOGUEIROS DA SAÚDE
PARCEIRA DO PROJETO GASTRONOMIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE/UFRJ
VOLUNTÁRIA GRUPAR-RP E ENCONTRAR
FARMACÊUTICA MESTRE EM BIOCIÊNCIAS/UERJ
POSSUI GRADUAÇÃO EM GENETICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (1996), E MESTRADO (1999) E DOUTORADO (2002) EM BIOFÍSICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. COM PÓS-DOUTORAMENTO NA HEBREW UNIVERSITY OF JERUSALEM (ERIC ROLAND CENTER FOR NEURODEGENERATIVE DISEASES) E NO TECHNION (CANCER AND VASCULAR BIOLOGY RESEARCH CENTER, RAPPAPORT FACULTY OF MEDICINE), FOI PESQUISADORA SENIOR NO INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER, NA COORDENAÇÃO DE PESQUISA CLÍNICA E INCORPORAÇÃO TECNOLÓGICA ATÉ 2014. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE MORTE CELULAR, COM ÊNFASE EM SINALIZAÇÃO E MECANISMOS DE MORTE CELULAR, BIOLOGIA TUMORAL, PESQUISA TRANSLACIONAL/ONCOLOGIA EXPERIMENTAL E CLINICA, MECANISMOS DE AÇÃO E DE RESISTÊNCIA A TERAPIAS ANTI-NEOPLÁSICAS. ATUALMENTE, ORIENTA PELA PÓS GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ANATOMIA PATOLÓGICA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFRJ, COLABORA EM PROJETOS COMO PESQUISADORA SENIOR EM PROJETOS DO INCA E UFRJ E É DIRETORA EXECUTIVA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ONCOLOGIA CLÍNICA E EDITORA CHEFE DE ONCOLOGIA CLINICA DA BRAZILIAN JOURNAL OF ONCOLOGY.
CHEFE DO SERVIÇO DE REUMATOLOGIA DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE (HCPA)
PROFESSOR ADJUNTO DO DEPARTAMENTO DE MEDICINA INTERNA DA FAMED/UFRGS
COORDENADOR DO AMBULATÓRIO DE ARTRITE REUMATOIDE DO HCPA
RESPONSÁVEL TÉCNICO PELO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ARTRITE REUMATOIDE DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE (HCPA) / SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE DO RS
MEMBRO DA COMISSÃO DE ARTRITE REUMATOIDE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA
ESPECIALISTA EM DERMATOLOGIA PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA SBD
MESTRE EM DERMATOLOGIA PELA UFRJ
PROFESSORA DE DERMATOLOGIA NO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO MÉDICA CARLOS CHAGAS
GERENTE DE PRODUTOS BIOLÓGICOS - ANVISA, ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO E VIGILÂNCIA SANITÁRIA; POSSUI TÍTULO DE ESPECIALIZAÇÃO: ESTADO DA ARTE DOS PRODUTOS BIOSIMILARES; POSSUI DOUTORADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIOLOGIA MOLECULAR) PELA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB, COM TÍTULO: PREVALÊNCIA, FREQÜÊNCIA DE GENÓTIPOS E DE VARIANTES DE PAPILOMAVÍRUS HUMANOS EM MULHERES CO-INFECTADAS COM O VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA TIPO 1 NO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO; TEM MESTRADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIOLOGIA MOLECULAR), PELA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, UNB COM TÍTULO: ESTUDO DE PREVALÊNCIA DE MUTAÇÕES ASSOCIADAS À RESISTÊNCIA AOS ANTI-RETROVIRAIS EM AMOSTRAS DE INDIVÍDUOS INFECTADOS PELO HIV-1 NO DISTRITO FEDERAL, É GRADUADA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO) PELA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB E EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA) PELA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB
CHEFE DO GRUPO DE REUMATOLOGIA DO IOT-HCFMUSP
INTEGRANTE DO NÚCLEO DE REUMATOLOGIA AVANÇADA (NARE) DO HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS
POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (2010). ESPECIALISTA EM POLÍTICA E PESQUISA EM SAÚDE COLETIVA - UFJF (2011). RESIDÊNCIA EM FARMÁCIA PELO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFJF (2012). ESPECIALISTA EM FARMACOLOGIA CLÍNICA - FAMINAS (2014). MESTRE EM SAÚDE COLETIVA - UFJF (2014). DOUTORANDO EM SAÚDE COLETIVA - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (2017-). É SERVIDOR DA CARREIRA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E, ATUALMENTE, COORDENADOR-GERAL DE MONITORAMENTO DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E DE MEDICAMENTOS, NO DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E INSUMOS ESTRATÉGICOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. TEM EXPERIÊNCIA NAS ÁREAS DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E SAÚDE COLETIVA, ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: SAÚDE COLETIVA, ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE, FARMÁCIA HOSPITALAR, ACESSO E USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS.
POSSUI GRADUAÇÃO EM MEDICINA PELA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - FAMEMA
MESTRADO EM BASES GERAIS DA CIRURGIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO
ESPECIALISTA EM CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO PELO MEC /CBCD. ESPECIALISTA EM COLOPROCTOLOGIA PELA SBCP, ESPECIALISTA EM GASTROENTEROLOGIA PELA FBG E MEMBRO TITULAR DO GEDIIB GRUPO BRASILEIRO DE ESTUDOS DA DOENÇA INFLAMATÓRIA DO BRASIL) E MEMBRO TITULAR DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES. NOS ANOS DE 1998 E 1999 CURSOU O PROGRAMA DE FELLOWSHIP EM CIRURGIA NA MAYO CLINIC SCOTTSDALE NO ESTADO AMERICANO DO ARIZONA. CONCLUIU O DOUTORADO EM BASES GERAIS DA CIRURGIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. ATUALMENTE É MÉDICO EFETIVO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO NA ÁREA DE GASTROENTEROLOGIA E PROFESSOR CONVIDADO DO DEPARTAMENTO DE CIRURGIA E ORTOPEDIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU, UNESP. EM 2008, CONCLUIU CURSO DE PÓS DOUTORADO EM COLOPROCTOLOGIA NO HOSPITAL ST MARK´S NA CIDADE DE LONDRES, INGLATERRA
TÍTULO ESPECIALISTA EM REUMATOLOGIA PEDIÁTRICA
RESPONSÁVEL CIENTIFICA DA UNIDADE DE PESQUISA CLÍNICA-UPC HCFMRP-USP
COMISSÃO DE DOENÇAS ENDÊMICAS E INFECCIOSAS SBR
MEMBRO CIFAVI- COMITÊ INTERDISCIPLINAR DE FÁRMACOVIGILÂNCIA EM EVENTOS ADVERSOS PÓS IMUNIZAÇÃO
MÉDICA ESPECIALISTA E MESTRE EM DERMATOLOGIA
COORDENADORA DO AMBULATÓRIO DE PSORÍASE DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
PRECEPTORA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM REUMATOLOGIA DO INSTITUTO HOSPITAL DE BASE DO DISTRITO FEDERAL
ESPECIALISTA EM REUMATOLOGIA PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA
MEMBRO DA COMISSÃO DE GOTA E DOENÇAS MICROCRISTALINAS DA SBR - SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA
PESQUISADORA DO REGISTRO BRASILEIRO DE BIOLÓGICOS - BIOBADABRASIL
PESQUISADORA DO REGISTRO BRASILEIRO DE ESPONDILOARTRITES - RBE
GRADUADO EM FARMÁCIA - BIOQUÍMICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC), CONCLUIU O MBA EM ECONOMIA E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE PELA FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICAS (FIPE) E O DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB). É ANALISTA DE POLÍTICAS SOCIAIS NO MINISTÉRIO DA SAÚDE, PRIMEIRAMENTE, JUNTO À COMISSÃO NACIONAL DE INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO SUS (CONITEC) NO DEPARTAMENTO DE GESTÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE (DGITS/SCTIE/MS) E, ATUALMENTE, NO DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E INSUMOS ESTRATÉGICOS (DAF/SCTIE/MS). COMO PESQUISADOR COLABORADOR DO NÚCLEO DE SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB), TRABALHA COM OS SEGUINTES TEMAS: SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS, AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE, ECONOMIA DA SAÚDE, TOXICOLOGIA, FARMACOLOGIA, INFORMAÇÃO E USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS.
MÉDICA REUMATOLOGISTA
DOUTORA EM CIÊNCIAS MÉDICAS PELA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
ORIENTADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
COORDENADORA DA COMISSÃO DE ARTRITE REUMATOIDE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA
RESPONSÁVEL PELO AMBULATÓRIO DE ARTRITE REUMATÓIDE INICIAL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA – UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
GERENTE DE FARMACOVIGILÂNCIA
GFARM/GGMON/DIMON
ANVISA
MEMBRO TITULAR DA FBG, SOBED E GEDIIB
LICENCIATURA EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PELA FACULDADE GAMA FILHO-RJ, DIREITO PELA FACULDADE CEARENSE, MEMBRO TITULAR DO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA EM SERES HUMANOS DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ E HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA-HGF, MEMBRO DA ALIANZA LATINA AMERICANA, CONSELHO DIRETIVO DA BIOREDBRASIL, COORDENADOR INSTITUCIONAL E SECRETÁRIO EXECUTIVO DO GARCE - GRUPO DE APOIO AOS PACIENTES REUMÁTICOS DO CEARÁ.
MARIA FERNANDA É SERVIDORA DA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DA CARREIRA DE ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO E VIGILÂNCIA SANITÁRIA DESDE 2005. SUA ÁREA DE TRABALHO DESDE SEU INGRESSO NA ANVISA É A GERÊNCIA DE AVALIAÇÃO DE PRODUTOS BIOLÓGICOS - GPBIO, E É A GERENTE SUBSTITUTA DESSA ÁREA. É FORMADA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PELA UNB, ESPECIALISTA EM EPIDEMIOLOGIA PELA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA E MESTRE EM MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIA PELA UNIFESP.
DOUTORA E MESTRE EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PELA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA COM FOCO NA ÁREA DE FARMÁCIA CLÍNICA, ASSISTÊNCIA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA A IDOSOS.
ESPECIALISTA EM GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA PELA UNASUS/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.
GRADUADA EM FARMÁCIA CLINICA E INDUSTRIAL PELA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
FARMACÊUTICA DA SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL, CEDIDA DESDE 2016 PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE.
COORDENADORA-GERAL DE BASE QUÍMICA E BIOTECNOLÓGICA DO DEPARTAMENTO DO COMPLEXO INDUSTRIAL E INOVAÇÃO EM SAÚDE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.
EXPERIÊNCIA EM DOCÊNCIA PARA OS CURSOS DE FARMÁCIA, ENFERMAGEM E MEDICINA.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NA ÁREA DE FARMÁCIA HOSPITALAR E CLÍNICA, GESTÃO DE MEDICAMENTOS E ÓRTESES, PRÓTESES E MATERIAIS ESPECIAIS (OPME) E CONSULTORIA TÉCNICA EM PROJETOS DE SAÚDE COM FOCO NA GESTÃO DE QUALIDADE.
PESQUISADORA NA ÁREA DE FARMÁCIA CLINICA, ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA.
POSSUI GRADUAÇÃO EM MEDICINA PELA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO
DOUTORADO EM MEDICINA PELA BOSTON UNIVERSITY E LIVRE DOCÊNCIA EM IMUNOLOGIA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
ATUALMENTE, É MÉDICO DO HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN - HIAE E DIRETOR CIENTÍFICO DO HOSPITAL ABREU SODRÉ - AACD (UNIDADE HOSPITALAR ESPECIALIZADA EM DOENÇAS MÚSCULO-ESQUELÉTICAS). TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE MEDICINA, COM ÊNFASE EM REUMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICA, ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: AUTO-IMUNIDADE, TERAPÊUTICA E DIAGNÓSTICO.
MESTRE EM ADM EMPRESAS PELA UNIVERSIDADE MACKENZIE E QUIMICO INDUSTRIAL PELA FAC CIENCIAS DE SAO BERNARDO, ORLANDO É MEMBRO DO COMITÊ TEMATICO DE BIOLOGICOS DA ANVISA NA REVISAO DA FARMACOPÉIA BRASILEIRA, É PROFESSOR NA PÓS GRADUAÇÃO NA FAC OSWALDO CRUZ NO CURSO DE REGISTRO DE BIOLOGICOS E DIRETOR CORPORATIVO E REGULATORIO NA ELI LILLY BRASIL.
DOUTORA EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA PELO INSTITUTO NACIONAL DE CONTROLE DE QUALIDADE EM SAÚDE INCQS/FIOCRUZ) E MESTRE EM BIOQUÍMICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO UFRJ). POSSUI ESPECIALIZAÇÕES EM BIOLOGIA MOLECULAR PELA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNB), ENGENHARIA DE PRODUÇÃO COM ÊNFASE EM PRODUTIVIDADE E QUALIDADE PELO INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA INT) E GESTÃO INDUSTRIAL DE IMUNOBIOLÓGICOS PELA COPPE/UFRJ. GRADUADA EM BIOMEDICINA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO UERJ). EM BIO-MANGUINHOS DESDE 2000, TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE SAÚDE COLETIVA, COM ÊNFASE EM SAÚDE PÚBLICA, ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: QUALIDADE, BOAS PRÁTICAS, DESENVOLVIMENTO DE VACINAS VIRAIS, VACINA DE FEBRE AMARELA, PLATAFORMAS VEGETAIS, REGULAÇÃO E BIOSSEGURANÇA. ATUALMENTE É VICE-DIRETORA DE QUALIDADE DE BIO-MANGUINHOS/FIOCRUZ.
MÉDICO FORMADO PELA PUC-PR 1984), ESPECIALISTA EM REUMATOLOGIA E MEDICINA INTERNA 1993)
MESTRADO PELA UNIFESP ECONOMIA DA SAÚDE-1999)
MESTRADO PELA MCMASTER UNIVERSITY-DEPARTMENT OF CLINICAL EPIDEMIOLOGY AND BIOSTATISTICS ECONOMIA E SERVIÇOS DE SAÚDE-2014)
DOUTORADO PELA UNIVERSITY OF TORONTO E UNIFESP ECONOMIA DA SAÚDE-2004)
PÓS-DOUTORADO PELA MCMASTER UNIVERSITY-DEPARTMENT OF CLINICAL EPIDEMIOLOGY AND BIOSTATISTICS MÉTODOS DE SÍNTESE EM PESQUISA E GUIDELINES-2015)
EX-PROFESSOR SUBSTITUTO DA UFRN, MÉDICO DA USP REUMATOLOGIA) E CONSULTOR TÉCNICO DA CONITEC PARA INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE
ÁREAS DE INTERESSE: ECONOMIA E SERVIÇOS DE SAÚDE E MÉTODOS DE SÍNTESE DE PESQUISA EM SAÚDE
ATUALMENTE É PROFESSOR ADJUNTO DA DISCIPLINA DE REUMATOLOGIA DA UFPR
MEMBRO DO GRADE WORKING GROUP GRADING OF RECOMMENDATIONS ASSESSMENT, DEVELOPMENT AND EVALUATION) E COCHRANE GRADEING GROUP
EXECUTIVO DO SETOR FARMACÊUTICO E CONSULTORIA INDEPENDENTE NO ÁREA DE MEDICINA FARMACÊUTICA NO BRASIL
ELE RECEBEU SEU DIPLOMA DE MEDICINA NO BRASIL, COM FORMAÇÃO EM FARMACOLOGIA CLÍNICA E ENGENHARIA BIOMÉDICA COM EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM BIOESTATÍSTICA CLÍNICOS
ELE CONSTRUIU UMA LONGA CARREIRA NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA, ESPECIFICAMENTE NO ÂMBITO DA INVESTIGAÇÃO CLÍNICA E ASSUNTOS MÉDICOS E REGULAMENTARES. ELE TRABALHOU PARA HOECHST HOJE SANOFI-AVENTIS), CIBA-GEIGY HOJE NOVARTIS) NO BRASIL ALEMANHA E NA SUÍÇA ENTRE 1976 E 1991 E PARA A PFIZER NO BRASIL E EM OS EUA ENTRE 1993 E 2007. SUA ÚLTIMA POSIÇÃO NA PFIZER, FOI DIRETOR MÉDICO SÊNIOR PARA A AMÉRICA LATINA, ÁFRICA E ORIENTE MÉDIO
PROFESSOR ADJUNTO EM REUMATOLOGIA DA UFPR
MEMBRO DO COMITE EXECUTIVO DO GRAPPA. GROUP OF RESEARCH AND ASSESSMENT OF PSORIASIS AND PSORIATIC ARTHRITIS
MEMBRO DO ASAS, INTERNATIONAL SOCIETY OF SPONDYLOARTHRITIS
COORDENADOR GERAL DO FLAB - FORUM PERMANENTE LATINO AMERICANO DE BIOSSIMILARES
MEMBRO DA COMISSÃO DE ESPONDILOARTRITES DA SBR- SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA
PESQUISADOR PRINCIPAL EM ESPONDILOARTRITES, LUPUS ERITEMATOSO SISTEMICO, GOTA, ESCLERODERMIA AR DA EDUMED- HEALTH RESEARCH CENTER
COORDENADOR GERAL DO CURSO ANUAL DE REVISÃO EM BIOSSIMILARES DA LIGA PANAMERICANA DE REUMATOLOGIA